segunda-feira, 9 de maio de 2011

Canários para o concurso 2011 - Video

Postei no YouTube um vídeo com a maioria dos meus canários que participarão do concurso em meu clube.

Vídeo canários concurso 2011 Clique aqui
http://www.youtube.com/watch?v=j_jo28O4PMw

Detalhes:
Gaiola 1: Fêmea Lipocrômica Nevada e Macho Lipocrômico Branco
Gaiola 2: Macho Lipocrômico Nevado
Gaiola 3: Fêmea Lipocrômica Nevada e Fêmea Lipocrômica Branca
Gaiola 4: Fêmeas Pintadas Nevadas
Gaiola 5: Fêmea Melânica Nevada e Fêmea Melânica Intensa (canelas)
Gaiola 6: Fêmea Pintada Nevada e Fêmea Melânica Intensa (canela)
Gaiola 7: Macho Lipocrômico Intenso e Macho Pintado Intenso (canela)

sábado, 7 de maio de 2011

Novidades para o julgamento do canário Yorkshire 2011 - segunda parte

O conteúdo desta postagem é baseado numa discussão sobre o tema que se encontra na seção de canários de porte do fórum do Portal dos Canários. As indagações desta discussao são mas mesmas feitas na postagem deste blog, logo abaixo desta.

Os criadores de Yorkshire e de outras raças concordam e estão esperançosos com as mudanças e principalmente com o maior rigor em relação ao padrão da raça nos julgamentos no Brasil e defendem que estas mudanças devem ser desde os julgamentos nos clubes.

Quanto ao tamanho, que parece ser o ponto com mais divergência nas opiniões há quem não vê mal algum em relações aos “grandões” com mais de 20 cm e outros que acham que deve-se limitar o tamanho entre 17 a 19 cm. Mas todos concordam que os pontos mais importantes num yorkshire são a postura, forma, plumagem, fronte elevada e coxas longas.

O tamanho dos pássaros aqui no Brasil, de forma geral, são maiores, mas não tem boa forma. Na Europa as aves são menores, mas também estão acima do tamanho proposto no padrão apresentado cerca de 19 cm. De fato não precisamos de pássaros enormes, precisamos priorizar a forma e posição e os pequenos aqui no Brasil estão mais próximos do standard.

O rigor que será pedido nos julgamentos é observar os principais quesitos para a seleção de pássaros dentro do padrão com boa forma do corpo, posição no poleiro, fronte elevada, pernas adequadas, plumagem.

Existe uma possibilidade, em estudo, inclusive com liberação de verba, de serem adquiridas gaiolas tipo túnel pela FOB, como as usadas na Europa, paro o campeonato brasileiro. Estas são bem pequenas e com poleiros laterais próximos a grade, logo, a adoção dessas levaria a necessidade dos pássaros se apresentarem mansos como os da Europa e isso exige treinamento coisa que os criadores ainda não fazem por aqui. Mas esta parece ser uma medida interessante para o futuro quando os criadores da raça precisariam adquirir tais gaiolas para o treinamento adequado. A vantagem dessas gaiolas é que os pássaros passam a exibir a posição de concurso por mais tempo durante a avaliação pelo juiz.

Nos concursos na Europa os pássaros são apresentados nas gaiolas túnel com os poleiros de baixo uns 3 cm da grade lateral, junto ao fundo e comedouro. Se for colocado um pássaro sem ser treinado e adaptado as estas condições de configuração de poleiro, eles se debaterão e estragarão a cauda em pouco tempo.
Não adianta ter as gaiolas túnel apenas no campeonato brasileiro, pois se colocarmos pássaros não treinados nelas, então nessas condições elas não seriam prioridade. Mas é claro que se elas fossem adotadas no brasileiro eu acharia interessante e não me importaria e adquirir algumas para o treinamento. Parece que a adoção destas gaiolas será uma realidade no Brasil num futuro breve se quisermos estar padronizados com os métodos internacionais.

A postura dos canários é determinada pela genética mas o manejo nas gaiolas túnel leva os canários a serem mais dóceis terem uma postura adequada por mais tempo durante o concurso. É isso que dizem nos sites de lá quando falam do treinamento.
Em relação aos poleiros, para o julgamento em 2011 permanece o que está no manual, dois poleiros sendo um mais alto.

Existe uma nítida diferença entre o comportamento dos criadores do Brasil em relação aos europeus. Lá criam com poucos casais e, conseqüentemente em menor quantidade e fazem um manejo individualizado com os pássaros que vão para os concursos com estes permanecendo nas gaiolas túnel sendo treinados por meses e manuseados diariamente. No Brasil tem criadores que colocam muitos casais e mantém os filhotes/jovens em voadeiras até poucos dias antes dos concursos.

Isto confirma que, até agora, a maioria dos yorkies criados no Brasil são maiores do que os criados na Europa. Realmente os medianos tendem a apresentar melhor postura e forma. Talvez, por esse motivo quando se priorizar estes quesitos naturalmente os criadores perceberão que precisarão reduzir o tamanho dos pássaros. Realmente os yorkies de forma geral, em todo o mundo, estão ligeiramente maiores que o proposto no padrão Goldind, que por sinal já ta completando 50 anos. Na verdade, atualmente, se fala em uma evolução para um novo padrão com pássaros bem mais robustos e com cauda mais levantada, como os do vídeo do mundial, que seria chamado de "Yorkshire moderno" supostamente desenhado por Robert em 1994. Assim mesmo seguindo o padrão Golding pela COM os pássaros que ganham os concursos na Europa são os tais Yorkshires modernos.