domingo, 10 de março de 2013

Preparação do yorkshire para concurso, cortar e retirar as penas da cauda?

Este é um assunto cheio de "mistérios" e falta de informação e até de conhecimento, com algumas perguntas frequentes: 1) qual a vantagem do processo? quando cortar? por quanto tempo deixar o rabo com as penas cortadas? quando e como retirar as penas para que venham as novas?

Em 2007 ao visitar um renomado criador percebi que os seus filhotes com cerca de 40 dias tinham seus rabos cortados, quando questionei me disse que fazia parte do processo de preparação para concurso e que tinha aprendido com criadores italianos. Fique com aquilo na cabeça e passei a faze-lo no ano seguinte, cortando 2/3 do comprimento das penas o rabo dos filhotes de Yorkshire e os deixando assim, com as penas cortadas, até o inicio da muda de penas, quando apareciam as faixas de troca de penas do peito. Nesse momento eu retirava as penas, alternadamente, e esperava que as primeiras penas novas estivessem do tamanho das cortadas quando, então, eu retirava também estas. Fiz assim polo "método de copiação" até com os primeiros filhotes deste ano.


Fotos: Aldo Onzaca

Foto: Dario Piccarreta

Filhotes de Yorkshire com primeira plumagem e cauda cortada

Entre os criadores de Yorkshire este é um assunto distante de ter consenso e muitos ainda não tem opinião formada. Alguns dizem que melhora a postura, outros que o único propósito seria aumentar o tamanho dos canários  visto que as penas definitivas, que só seriam trocadas no segundo ano, realmente vem maiores que as primeiras. Outros, que seriam uma forma de igualar as penas arrancadas ou estragadas pelas amas ou, ainda, quebradas e precisaram ser retiradas. Há também quem diga que é perda de tempo que este ato não muda em nada.

 Com o advento recente do face book  percebi, ao ver fotos de filhotes em diferentes idades e fases de preparo pra concurso, que muitos criadores da Itália usam este processo. Conversei com alguns deles via chat e, assim, me veio algumas respostas de quando quando e como retiram as penas. Quando tirar?. Diferente do que eu usava, achando ser adequado, eles tiram as penas, que foram cortadas aos 40/50 dias, bem mais tarde, quando os canários já estão finalizando a muda, porém com tempo suficiente para que o rabo se forme para o concurso. Como tirar? Também diferente do que eu usava eles tiram todas a penas ao mesmo tempo deixando o jovem York totalmente sem cauda.

Foto: Aldo Onzaca

Yorkshire com em fim de muda

com as novas penas da cauda




























Mesmo com estas respostas, ainda ficou uma pergunta martelando minha imaginação: Será que realmente isso ajuda no processo de preparação pro concurso? Existe algum motivo, além de igualar as possíveis penas retiradas pelas amas antes dos filhotes serem separados? Recentemente me veio a explicação mais plausível em conversa com um amigo que conversou com um criador Inglês onde o fato do filhote ter o rabo cortado e ficar assim até 50 dias antes do concurso faz com que sua estrutura se desenvolva ("amadureça") sem p peso do "rabo" e assim o uropígio  local de inserção das penas da cauda, se estabeleça em uma posição que leve as penas definitivas formarem um rabo mais adequado ao padrão Golding, ou seja levemente levantado, não seguindo a mesma linha do dorso do canário.

Foto: Mauro Cirillo

Yorkshire com em fim de muda

com cauda totalmente sem penas






















Para ter resultado na uso deste processo é preciso cortar as penas do rabo com uma tesoura dos filhotes recém separados e deixar os pássaros com os rabos "curtos" até quanto estiver finalizando a muda de penas do corpo quando então o rabo com penas cortadas é enfim retirado sendo puxadas as penas de uma a uma no mesmo dia para que nasçam novas penas. Isso deve ser feito em pelo menos 45 dias antes do concurso para que haja tempo hábil para o novo rabo se formar.

Foto: Aldo Onzaca

Yorkshire com em fim de muda com

 as novas penas da cauda






















Vale ressaltar que este artificio por si só não faz o "milagre" de transformar um canário sem qualidade e fora do padrão num individuo pronto para concurso, por outro lado, é, apenas, uma ferramente para melhorar um detalhe que pode fazer a diferença quando se tem pássaros com qualidade genética.

Fotos ilustrativas que foram retiradas do facebook dos criadores Aldo Onzaca (https://www.facebook.com/aldo.onzaca?fref=ts), e Dario Piccarr (https://www.facebook.com/dariopiccare  Mauro Cirillo (https://www.facebook.com/mauro.cirillo.12) com  devido conhecimento e anuência dos mesmos.